Blog

O fomento do Microbioma Benéfico do solo e plantas como forma de melhorar a sanidade das culturas e potenciar o seu rendimento

Ao fim de um ano de parceria com a empresa espanhola Viagro, a Fertipower está cada vez mais focada na apresentação e divulgação desta tecnologia única, com a forma ideal de garantir a sustentabilidade da agricultura, a redução da pegada de carbono e a melhoria da saúde humana baseada numa alimentação mais sadia, isenta de resíduos e com maior valor nutricional e organoléptico.

O Microbioma do solo, ou seja, a biodiversidade invisível dos solos está ameaçada pelo sistema de produção até agora seguido pela grande maioria dos agricultores, e fomentado pelos grandes produtores de fertilizantes e fitofármacos.

Da mesma que o corpo humano tem um microbioma, o solo, a horta e a floresta também têm. É aliás o mesmo microbioma que existe no trato intestinal dos animais e que que também habita o nosso corpo, sendo a sua reposição e renovação garantida pelo consumo de vegetais e frutos frescos. Está comprovado que grande parte das doenças que hoje sofremos, resultam de um deficiente microbioma humano, consequência directa de nos alimentarmos de vegetais e frutos que são literalmente isentos de microbiologia benéfica devido ao uso fungicidas e herbicidas.

Há evidências crescentes de que a vida microbiana está ameaçada, resultado de práticas agrícolas baseadas no uso intensivo de nutrientes químicos e moléculas de síntese utilizadas de forma massiva no controlo e combate a doenças e pragas das culturas agrícolas.

Num estudo recente, Defending Earth’s terrestrial microbiome, Averill Colin e a sua equipa, conluiram que “há uma oportunidade de aproveitar a biodiversidade microbiana para melhorar os resultados agrícolas e, ao mesmo tempo, reduzir o uso de substâncias químicas [tais como adubos e pesticidas]. Estamos apenas a começar a entender esse incrível componente da biodiversidade da Terra e, por isso, há muito potencial”, acrescenta Averill, fazendo referência à necessidade de alimentarmos uma população global que continua a crescer.”

As estratégias propostas, por este estudo para a vida subterrânea seguem princípios semelhantes aos das boas práticas recomendadas para as culturas acima do solo – e podem, muitas vezes, serem resumidas numa só palavra: Variedade.

Os autores alertam para o risco acrescido dos agricultores apostarem numa só Super-Estirpe microbiana, na esperança de esta ser a solução mágica para dotar os solos de nutrientes e garantir colheitas formidáveis. Da mesma forma que a monocultura está mais exposta às pestes agrícolas, a comunidade microbiana pouco diversa é também mais vulnerável às ameaças ambientais.

Deste modo, podemos dizer que a saúde de um solo depende da sua comunidade microbiana. E é por isso que temos de ter alguns cuidados em relação ao tipo de agricultura que praticamos, de modo a conservar este recurso indispensável à nossa existência.

É aqui que as soluções integradas da Viagro se diferenciam de todas as propostas existentes no mercado, que se baseiam fundamentalmente em inoculações com  super estirpes produzidas em laboratório e que não estão naturalmente adaptadas a todas as diferentes situações em que são colocadas.

As soluções EPIGEN da Viagro, baseiam-se no fomento do microbioma nativo, de cada solo e plantas, através da aplicação de uma nutrição específica para esse microbioma variado e adaptado ao longo de milhares de anos às diferentes condições de cada local. São por outro lado soluções que permitem incrementar a captura de carbono pelo solo, isentas de resíduos e aprovadas para o cultivo em método biológico
Esta linha é o resultado de anos de investigação e experimentação em diferentes locais, solos e culturas, em parceria com as Universidades de Almeria e Granada, e que hoje, permite aos produtores que seguem o método EPIGEN obter um certificado exclusivo de práticas de captura de carbono, garantindo produções rentáveis e com o selo de qualidade EPIGEN.

Nós já temos as ferramentas e soluções do futuro,  e a si só lhe falta começar a fazer a diferença.

Saiba mais junto da nossa equipa técnica.